4/04/2011

Fazer nascer um Cidadão !


Com o nascimento da Catarina, foi necessário tratar de toda a papelada, para fazer nascer o cidadão "Catarina", desde já posso avisar que não é fácil, pois implica a ida a diversos locais / instituições, como mais a frente indico.
É certo que já existe o serviço Nascer Cidadão mas em si é bastante limitado e pouco ajuda,
de modo a tentar ganhar tempo sugiro-vos seguir a seguinte ordem para o tratamento mais eficaz da papelada e onde os tratar .

1º - Assento de Nascimento, a ser tratada numa Conservatória do Registo Civil é necessário levar a Declaração do hospital (caso tenha nascido num hospital que não público).

2º - Cartão de Contribuinte, em qualquer balcão das Finanças, é necessário o "Assento de Nascimento" e identificação dos pais .

3º - Cartão de Saúde, no Centro de Saúde da sua área, leve um comprovativo da sua morada + "Assento de Nascimento" .

4º - Segurança Social, este será bem mais fácil, já que tudo é possível de ser tratado online no site da Segurança Social (Directa), onde serão pedidos varios documentos, os qual deverá que ter um scan dos mesmos .

Talvez a melhor será ir a uma Loja do Cidadão, e fazer tudo de uma vez...

Acerca deste assunto, e com o Plano SIMPLEX esta será uma ideia de melhoria :-), ou seja ir a um balcão apenas e tratar de tudo de uma única vez, sem ter de andar a preencher os mesmos dados vezes sem conta...

5º - (Eventualmente) será depois necessário das obrigatoriedades de cada um a nível da empresa, e tratar de : Alteração do IRS (dependentes), Licenças de Parentalidade e afins...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com bom senso ;-) ...